Endereço

  • Prédio Ulbratech, 16
  • Av. Farroupilha, 8001
  • Bairro São José, Canoas – RS
  • CEP: 92425-900

Horário do Programa

  • De segunda a sexta, ao vivo das 20h às 20h30.
  • Youtube na continuidade às 21h.
  • Reprise no dia seguinte, das 7h30 às 8h.

 

 

Estado lança ferramenta que reúne dados sobre Geração Distribuída de Energia Solar no RS

Nova ferramenta sobre Geração Distribuída de Energia Solar no RS

Nova ferramenta, desenvolvida pelo Departamento de Energia da Sema, foi apresentada em reunião virtual – Foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Energia (DE), lançou, na tarde desta segunda-feira (15/4), o Painel de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul.

Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar é a segunda fonte em capacidade instalada no Estado, cerca de 3GW, ficando atrás somente da energia produzida pela força da água.

“Atualmente, somos o terceiro em potência instalada no país, e queremos manter o setor elétrico informado sobre a nossa evolução na produção de energia solar. Estamos prestando um retorno à sociedade, com dados relevantes para a utilização de outras frentes”, afirmou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

No encontro virtual, o assessor técnico do Departamento de Energia, Gustavo Machado, apresentou a nova ferramenta interativa, desenvolvida pelo DE, por intermédio da plataforma Microsoft Power BI. O site proporcionará à sociedade gaúcha acesso às informações da potência instalada em KW.

Na plataforma, é possível acessar um mapa interativo que informa qual a potência instalada de cada município gaúcho, discriminando-a conforme o porte das respectivas regiões. Também está disponível o número de instalações, a quantidade de unidades consumidoras atendidas e a apresentação das classes de consumo divididas em sete categorias: residencial, industrial, comercial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *